segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Douro: As vindimas


A Região do Douro é um destino de excelência, em Portugal

Hoje, o Douro não é apenas o rio tumultuoso da antiga escola primaria.
O Douro, dos socalcos e dos vinhedos é um extraordinário território com uma fantástica paisagem.
É o " Reino Maravilhoso" que Miguel Torga imortalizou, a predestinada terra do "vinho fino", o Vinho do Porto, que o mundo aprecia.
O rio Douro é com as Barragens construídas um corredor de passagem de dezenas de barcos que transportam milhares de turistas semana, após semana.
Há poucos anos atrás, tive a oportunidade de visitar Nappa Valley, (Califonia ) e a região vinhateira de Stenlbosh - Cidade do Cabo (África do Sul), o Douro incomparavelmente mais belo...!!!
O Douro dos vinhedos e socalcos está na plenitude da azáfama da "safra" das vindimas e está "repleto" de visitantes, de Portugal, da Europa, do Mundo, que aqui descobrem e sentem o encanto que muito portugueses desconhecem.
A economia nacional ganha com esta riqueza turística e económica. Mas o Douro ainda continua muitas vezes a ser apenas factor de promessas eleitorais, e dominado por grupos económicos, que exploram o Douro, expurgando os milhares de pequenos agricultores que das suas pequenas explorações agrícolas fazem o sustento da vida familiar.
Mas nesta época de vindimas, há centenas de durienses e transmontanos que partem para as vindimas em França, onde durante dez ou vinte dias ganham um salário equivalente a três, quatro, cinco salários que receberiam em Portugal.
Enquanto isto, os trabalhadores do Douro são na sua maioria oriundos dos países do leste europeu, uma realidade que inverte ás famílias portuguesas o sido da vida.
Até neste pequeno território, uns chegam, enquanto outros partem...!!!
Que sina é esta da vida...???

João Teixeira
Partilhar:

Sem comentários:

Enviar um comentário

© João Teixeira All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates