O Ministro... O Professor... O Aluno...., é uma trilogia política, profissional e social, que retrata e enquadra o sistema sócio-educativo em Portugal. O Ministro apresenta-se, como a cabeça de um sistema orgãnico e político e sente a obrigação e a pressão de pedir desculpa,ao país e ao povo.
O Professor manifesta-se inconsequentemente, de acordo com as orientações dos colegas sindicais.
Obrigam- no a passar ela prova dos nove. Exige ser colocado. Entretanto obrigam- no a fazer a recruta longe de casa, e depois de reavaliado o processo, regressa à "base", onde irá leccionar mais um ano, no final da torbulência.
O Aluno aguardou pelo reencontro do primeiro dia de aulas, após a "seca" das longas férias do verão e agora aguarda que termine a "passagem de modelos", dos recém - colocados professores.
Que "tramóia" impuseram ao sistema educativo e que "paulada" deram aos pais, que trabalham e necessitam que a escola funcione, para que o filho seja educado e aprenda a lição, para quando for grande seja mais astuto que o Ministro e não se deixe enrolar pelo sistema político-burocrático do aparelho ministerial e para que o professor, seja mais social e pensador e não enverede pelo facilitismo.
Esta não é a escola pública, o sistema educativo que os pais desejam.
Isto é uma verdadeira "bagunça" político-partidária, que a sociedade de hoje não ignora e paralelamente não pode aceitar.
João Teixeira

Sem comentários:
Enviar um comentário