A Orquestra Geração está a transformar-se num fenómeno positivo de inclusão social, em Trás-os-Montes através da música.
Este projecto apoiado e financiado pela Fundação EDP, através do “ideólogo pensante” e projectista actuante, Dr. Sérgio Figueiredo, foi lançado no ano 2012, em Murça e Mirandela, uma “semente musical” que germinou através da Escola Profissional de Mirandela e acarinhado pelo Agrupamento de Escolas de Murça.
Três dezenas de jovens, de parcos recursos financeiros, mas de astuta capacidade auditiva e musical recebem individualmente um novo instrumento de cordas: violino, violoncelo…
Actualmente o folego musical faz um grande “estrondo” musical ruidoso mas com melodia sincronizada, por estes acordes dos instrumentos de cordas, de sopro e de estridentes sons metálicos que mais de meia centena de jovens tão bem fazem ecoar num Auditório ou mesmo num espaço ajardinado como aconteceu há menos de um ano no Consulado de Portugal em Paris.
Pois bem meus amigos do interior do Nordeste e do Vale do Tua. Este é uma prova de que o programa da EDP/ Solidária Barragens está a desenvolver e a apoiar no âmbito da construção da Barragem do Tua.
Não é uma ficção!... É uma realidade concreta, evidente, um projecto de apoio social e educacional para jovens deste interior nordeste que existe num espaço territorial e geográfico que balança entre o ficar e o partir.
Para já estes jovens estão a viver uma nova oportunidade que o Dr. Sérgio Figueiredo, administrador da EDP e da Fundação EDP, acarinha, apoia e considera ser um sucesso de entre outros projectos que tem sido apoiados pela EDP.
Não podemos somente fazer a festa e lançar os foguetes. O importante é que estes jovens a partir desta rampa de lançamento saltem para a vida.
João Teixeira

Sem comentários:
Enviar um comentário